Carros da Nissan vão estacionar sozinhos até 2016

Carros da Nissan vão estacionar sozinhos até 2016http://terranortemg.com.br/nissan/wp-content/uploads/2014/10/Leaf-Primeiro-carro-totalmente-elétrico-vendido-para-o-mercado-de-massa.jpghttp://terranortemg.com.br/nissan/wp-content/uploads/2014/10/Leaf-Primeiro-carro-totalmente-elétrico-vendido-para-o-mercado-de-massa.jpg

A fabricante japonesa de veículos será uma das primeiras a oferecer direção automatizada, segundo o CEO Carlos Ghosn.

Carlos Ghosn - CEO da Nissan e da Renault

O recurso, junto com a tecnologia que possibilita que os carros andem por estradas congestionadas de modo autônomo, estará disponível em uma ampla variedade de veículos, disse Ghosn.

Dois anos depois, a companhia planeja oferecer veículos que possam mudar de faixa automaticamente, e até 2020, eles serão capazes de lidar sozinhos com cruzamentos, disse ele.

“É preciso oferecer recursos muito significativos primeiro”, disse Ghosn, que também é CEO da Renault SA, da França. “Sempre há um prêmio para quem chega em primeiro lugar”.

A parceria da Nissan com a Google Inc., está acelerando a pesquisa sobre sistemas que possam automatizar a direção, de modo parcial ou total.

Entre os benefícios estão a eliminação de acidentes de trânsito e congestionamento e a possibilidade de que as pessoas dediquem o tempo gasto no trânsito a outras atividades, pois não terão que dirigir.

Ghosn, disse que as primeiras fabricantes que apresentem funções de direção automatizada terão uma vantagem, pois novas tecnologias são associadas com as marcas que introduziram-nas. A Nissan, cujo modelo hatchback Leaf foi o primeiro carro totalmente elétrico para o mercado de massa, disse em agosto que planejava vender veículos acessíveis e totalmente autônomos para 2020.

Leaf - Primeiro carro totalmente elétrico vendido para o mercado de massa

30.000 mortes

Reguladores nos EUA estão estimulando o desenvolvimento de sistemas automatizados de veículos para reduzir os acidentes de trânsito, que matam mais de 30.000 pessoas por ano. Questões regulatórias e jurídicas, como a responsabilidade em casos de acidente, ainda devem ser resolvidas.

Ghosn disse que a ascensão das “megacidades globais” e o envelhecimento das populações vão alimentar a demanda por carros que andam sozinhos. À medida que as grandes cidades continuem crescendo, também aumentará a necessidade de inovações que diminuam o congestionamento e as emissões, disse ele.

A maior segurança dos carros automatizados permitirá que pessoas mais velhas continuem dirigindo por mais tempo, disse Ghosn. No Japão, país com a maior proporção de idosos e terceiro maior mercado automotivo do mundo, mais de metade das 4.411 pessoas que morreram em acidentes de trânsito em 2012 tinham 65 anos ou mais, segundo dados da Agência Nacional de Polícia.

Fonte: Exame.com

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